CURIOSIDADES





CURIOSIDADES SOBRE O CASAMENTO - SAIBA COMO TUDO COMEÇOU

BLOG DO ODNEY SALES
Imagem de: http://retrospectivacasamentoeaniversario.com/


Você sabia que o casamento da Rainha Vitória (Inglaterra) foi um divisor de águas na história dos Casamentos? Isso porque a maioria das tradições seguidas até hoje nestes rituais surgiram a partir deste evento. Confira quais são:

MARCHA NUPCIAL
A Rainha Vitória encomendou ao músico Felix Mendelssohn, do qual ela era fã, uma composição especial. A música ficou conhecida como “Marcha Nupcial” e foi composta em 1842. Ela ganhou fama ao ser usada para o casamento de uma das filhas da Rainha Vitória.


VESTIDO BRANCO
Símbolo de pureza e castidade, o vestido branco já fazia parte do vestuário de noivas desde a antiguidade. Porém chegou a perder espaço para os vistosos tecidos vindos do Oriente por volta do século 10, onde as noivas passaram a se vestir com cores fortes, como o vermelho por exemplo. E foi em 1840, com o casamento da rainha Vitória, da Inglaterra, que o branco, ícone de pureza, voltou a dominar.


PADRINHOS E MADRINHAS DE HONRA
As damas de honra existem desde a Antiguidade, quando as noivas se casavam ainda crianças e precisavam da ajuda das irmãs para se vestir. Os padrinhos surgiram na época em que os matrimônios eram arranjados pelos pais do casal. Escolhiam-se padrinhos para tornar a união reconhecida pelo restante da sociedade. Atualmente as damas de honra ou madrinhas são responsáveis por ajudar a noiva durante o período de preparativos do casamento.


VÉU E GRINALDA
O livro Gênesis, da Bíblia, conta que Rebeca se cobriu com um véu quando se aproximou do futuro marido, Isaac. Desde então, muitas noivas usam véu, porém este hábito só foi popularizado pela Rainha Vitória. Já a grinalda tem forma de coroa com o intuito de distinguir a noiva dos demais convidados e lhe dar um ar de realeza.


POSIÇÃO DOS NOIVOS NO ALTAR
A razão da noiva ficar sempre do lado esquerdo do seu noivo tem a sua origem nos anglo-saxões. O noivo, temendo a tentativa de rapto da noiva, deixava sempre o braço direito livre para tirar a sua espada.


O BUQUÊ DE NOIVA
Para os antigos gregos e romanos, o buquê de noiva era formado por uma mistura de alho e ervas ou grãos. Esperava-se que o alho afastasse espíritos maus e as ervas ou grãos garantissem uma união frutífera.
Na antiga Polônia, acreditava-se que, colocando açúcar no buquê da noiva, seu temperamento se manteria "doce".
Diz também a tradição que a mulher solteira que pegar o buquê da noiva, será a próxima a se casar.


O ANEL DE NOIVADO
O primeiro anel de noivado de que se tem notícia foi aquele dado pelo Rei da Alemanha, Maximiliano I, a Maria de Burgundy, em 1477.
Até o século XIII não havia aliança de noivado ou compromisso. O Papa Inocente III declarou que deveria haver um período de espera que deveria ser observado entre o pedido de casamento e a realização da cerimônia matrimonial.
É por isso que hoje se tem o costume de usar um anel de noivado e depois a aliança de casamento.


A ALIANÇA DE CASAMENTO
"Aliança" significa compromisso, pacto, união.
Na Sagrada Escritura, o relacionamento de Deus com os homens aparece repetidamente em termos de aliança do latim foedus, também conhecido como bérith em hebraico e diathéke em grego.
Acredita-se que uso de alianças no terceiro dedo da mão esquerda no casamento servia para selar o matrimônio e vem da tradição cristã, do século XI, em que acreditava-se que nesse dedo havia uma veia que ia direto ao coração.

SAIBA MAIS SOBRE A ALIANÇA – E QUAIS SEUS SIGNIFICADOS
Além de ser o anel utilizado para simbolizar a união dos noivos, O termo Aliança pode significar várias coisas, pois também é um termo bíblico e até nome de uma cidade nordestina. Saiba o que o termo aliança é referido segundo a Wikipédia:

Aliança (anel) - Anel utilizado para simbolizar união afetiva.
Aliança (acordo) - Pacto entre duas ou mais partes objetivando a realização de fins comuns.
Aliança (Bíblia) - Pacto celebrado entre Deus e seu povo, segundo a Bíblia.
Aliança (Pernambuco) - Município brasileiro do estado de Pernambuco.
Aliança do Tocantins - Município brasileiro do estado de Tocantins.
Aliança Francesa - Instituição de ensino da língua e da cultura francesas.
Aliança para o Progresso - Programa estadunidense de ajuda à América Latina.
Aliança Luso-Britânica - Pacto de amizade e defesa entre Portugal e a Grã-Bretanha.
Aliança Anglo-Franco-Sarda - Resultou do pedido de ajuda da Grã-Bretanha (aliada da França) ao Piemonte-Sardenha, no início da Guerra da Crimeia.
Alianças na Grécia Antiga - Na Grécia Antiga, as diversas cidades-estado estabeleceram diversos tipos de alianças (ou ligas) ao longo da sua história.
Barão da Aliança - Rico cafeicultor brasileiro do Vale do Paraíba.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Copyright © Blog do Odney Sales - Universo de informações. • All Rights Reserved.
Template Design by Odney Sales • Powered by Blogger