VIGOREXIA - VEJA OS SINTOMAS, AS CAUSAS E COMO TRATAR

BLOG DO ODNEY SALES

Um novo distúrbio psicológico que tem atingido principalmente os jovens é a Vigorexia, um tipo de visão desvirtuada da real situação do seu corpo. Ou seja, assim como na anorexia o paciente que sofre com o distúrbio se enxerga obeso mesmo estando com um corpo magro esquelético, no caso da vigorexia o paciente se vê fraco, magro, franzino apesar de estar forte e com músculos.

Em decorrência dessa visão deturpada, quem sofre com Vigorexia passa a exagerar nos treinamentos realizados em academia ou mesmo fora dela, aumentando não só na frequência do esforço muscular, mas também a intensidade. Esse tipo de transtorno psíquico também tem consequência na vida social, por fazer os pacientes pensarem integralmente nos treinos e acabarem abandonando as baladas por medo de não estarem forte.

Segundo os especialistas, a Vigorexia tem atingido cada vez mais jovens e adolescentes pelo fato de nessa faixa etária a preocupação das pessoas estarem ligadas a aceitação de amigos, principalmente no quesito da aparência. Outra teoria para o desenvolvimento da Vigorexia em adolescentes está no fato de que controlando o modo como seu corpo pode ser moldado, o jovem tem a impressão de também estar no controle de sua vida.

Além da visão destorcida sobre a sua própria imagem, outros sintomas da Vigorexia são o cansaço, inapetência, insônia, ritmo cardíaco alterado mesmo em repouso, dores musculares, tremores, queda no desempenho sexual, irritabilidade, depressão, ansiedade e desinteresse por atividades que não estejam ligadas ao treinamento intensivo para conseguir o corpo perfeito, de forma a atingir a vida pessoal, profissional e social do paciente.

O diagnóstico da Vigorexia deve ser realizado por um especialista e o tratamento envolve uma gama de profissionais multidisciplinares como médico, psicoterapeuta, nutricionista, preparador físico e professores de educação física. Durante o tratamento o treinamento do paciente passa a ser acompanhado por profissionais da área, para que os exercícios sejam realizados na forma e na intensidade correta.

BLOG DO ODNEY SALES


TRATAMENTO PARA VIGOREXIA

O tratamento mais indicado em caso de vigorexia é a psicoterapia, cujos objetivos serão fazer o indivíduo aceitar-se como realmente é e aumentar a sua autoestima. Além disso, pode ser necessário tomar medicamentos à base de Serotonina e uma alimentação equilibrada, orientada por um nutricionista.
O uso de anabolizantes também é cortado no tratamento, assim como o de outras substâncias que visem deixar o corpo ainda com mais músculos. Nos casos mais graves de Vigorexia também é recomendado o uso de medicamentos para controlar sintomas obsessivo-compulsivos, ou mesmo de ansiedade.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Odney Sales

Blogueiro, poeta e fundador do site Super Atento, do site de curiosidades Most Curious Curiosity do blog de tutoriais Odney Sales Tutoriais do blog de poesias Poesias de Odney Sales do site de humor Humorada Mente e do meu blog pessoal Blog do Odney Sales. Obrigado por ler os meus artigos. Volte sempre!