VOCÊ SABE PORQUE O NOSSO PÃOZINHO DO CAFÉ DA MANHÃ TEM O NUME DE "PÃO FRANCÊS"?

BLOG DO ODNEY SALES

O pão francês das padarias brasileiras, na verdade, não tem tanto a ver com os pães feitos na França. Acontece que o pãozinho também conhecido como: pãozinho (São Paulo), pão massa grossa (Maranhão),(Amazonas), cacetinho (Rio Grande do Sul, Bahia), pão careca (Pará), média (Baixada Santista), filão, pão jacó (Sergipe), pão aguado (Paraíba), pão de sal, ou pão carioquinha (Ceará), e que a maior parte do Brasil chama de “francês“, não existe na França.

No início do século 19, o pão popular da França era curto, cilíndrico, com miolo duro e a casca dourada – um precursor da baguete, que só consolidou a forma comprida no século 20. Enquanto isso, no Brasil, o pão comum era um com miolo e casca escuros, uma versão tropical do pão italiano.

Acontece que, quando a elite brasileira viajava para Paris, provavelmente perto da 1ª Guerra Mundial, voltava descrevendo o pãozinho para seus padeiros, que faziam o possível para reproduzir a receita pela descrição. Dessa gastronomia oral saiu o “pão francês brasileiro”, que difere de sua fonte de inspiração europeia, sobretudo por poder levar até açúcar e gordura na massa. Assim como o arroz à grega e o café carioca, a homenagem é alheia ao homenageado.

Agora que você já sabe que tal espalhar a curiosidades com amigos e parentes tomando aquele tradicional cafezinho com pão francês! Até a próxima.

Fonte: É Só Pavê
Compartilhe no Google Plus

Sobre Odney Sales

Blogueiro, poeta e fundador do site Super Atento, do site de curiosidades Most Curious Curiosity do blog de tutoriais Odney Sales Tutoriais do blog de poesias Poesias de Odney Sales do site de humor Humorada Mente e do meu blog pessoal Blog do Odney Sales. Obrigado por ler os meus artigos. Volte sempre!