CURIOSIDADES





SAIBA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE CEBOLAS E SUAS CARACTERÍSTICAS

Provavelmente você já deve ter se deparado com ao menos dois ou três tipos de cebolas diferentes ao fazer compras em uma feira, certo? E com elas, surge a dúvida: qual o tipo de cebola ideal para a refeição que quero fazer? Confira abaixo uma seleção dos principais tipos de cebola e as características de cada uma delas para não rolar mais aquela indecisão!

CEBOLA AMARELA (ou Pera)

Essa é a cebola mais conhecida e vendida no nosso país. Seu tamanho é maior do que as outras e sua polpa possui o sabor mais intenso e ácido. Por esse motivo, é mais indicada para refogados, assados, molhos e ensopados. Mas nada impede que você a use em saladas também.

CEBOLA BRANCA

Com casca branca e sabor intenso, assim como a cebola amarela, ela também é mais indicada para o preparo de refeições que vão ao fogo. É um pouco mais difícil de ser encontrada e é ideal também para o preparo de pratos – como molhos e aperitivos – em que se pretende acentuar o gosto e o aroma da cebola.

CEBOLA ROXA

Comumente utilizada nos Estados Unidos, a cebola roxa é a mais indicada para ser consumida crua, em saladas e sanduíches. Com casca roxa, sabor menos ácido e mais adocicado, é um pouco mais difícil de ser encontrada nos supermercados, além de ter um preço mais elevado. É ideal para o preparo de vinagrete, guacamole e cebola caramelizada. Alguns estudos apontam que a cebola roxa é a opção mais saudável e que trás mais benefícios por possuir antocianinas em sua composição, um tipo de flavonoide que funciona como antioxidante no organismo. Por esse motivo, ela ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, reduz os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, além de ajudar a combater doenças respiratórias como a bronquite e a asma.

CEBOLA DOCE (ou Vidalia)

É uma cebola tipicamente americana e sua principal característica é o formato achatado. Por possuir baixo teor de enxofre e um alto teor de água, tem sabor adocicado e é o tipo de cebola ideal para frituras – como onion rings – gratinados e vegetais assados. É a cebola utilizada pela Outback para fazer a famosa Bloomin Onion.

CEBOLA PÉROLA (ou Bebê) e Chalotas


A cebola pérola – também conhecida como cebola bebê – é um tipo de cebola pequena ideal para consumir como aperitivo ou refogadas com carne. Seu sabor é delicado e adocicado e muita gente também usa para fazer conservas, apesar de não ser a cebola original de conserva, que é ainda menor que esta. Já a chalota possui corpo alongado, pouco aroma e baixíssima acidez, o que a torna bem adocicada. É ideal para compotas e pratos requintados, sendo muito utilizada na culinária francesa. Quando cozidas, se desfazem quase por completo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Copyright © Blog do Odney Sales - Universo de informações. • All Rights Reserved.
Template Design by Odney Sales • Powered by Blogger