SAIBA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE CEBOLAS E SUAS CARACTERÍSTICAS

Provavelmente você já deve ter se deparado com ao menos dois ou três tipos de cebolas diferentes ao fazer compras em uma feira, certo? E com elas, surge a dúvida: qual o tipo de cebola ideal para a refeição que quero fazer? Confira abaixo uma seleção dos principais tipos de cebola e as características de cada uma delas para não rolar mais aquela indecisão!

CEBOLA AMARELA (ou Pera)

Essa é a cebola mais conhecida e vendida no nosso país. Seu tamanho é maior do que as outras e sua polpa possui o sabor mais intenso e ácido. Por esse motivo, é mais indicada para refogados, assados, molhos e ensopados. Mas nada impede que você a use em saladas também.

CEBOLA BRANCA

Com casca branca e sabor intenso, assim como a cebola amarela, ela também é mais indicada para o preparo de refeições que vão ao fogo. É um pouco mais difícil de ser encontrada e é ideal também para o preparo de pratos – como molhos e aperitivos – em que se pretende acentuar o gosto e o aroma da cebola.

CEBOLA ROXA

Comumente utilizada nos Estados Unidos, a cebola roxa é a mais indicada para ser consumida crua, em saladas e sanduíches. Com casca roxa, sabor menos ácido e mais adocicado, é um pouco mais difícil de ser encontrada nos supermercados, além de ter um preço mais elevado. É ideal para o preparo de vinagrete, guacamole e cebola caramelizada. Alguns estudos apontam que a cebola roxa é a opção mais saudável e que trás mais benefícios por possuir antocianinas em sua composição, um tipo de flavonoide que funciona como antioxidante no organismo. Por esse motivo, ela ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, reduz os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, além de ajudar a combater doenças respiratórias como a bronquite e a asma.

CEBOLA DOCE (ou Vidalia)

É uma cebola tipicamente americana e sua principal característica é o formato achatado. Por possuir baixo teor de enxofre e um alto teor de água, tem sabor adocicado e é o tipo de cebola ideal para frituras – como onion rings – gratinados e vegetais assados. É a cebola utilizada pela Outback para fazer a famosa Bloomin Onion.

CEBOLA PÉROLA (ou Bebê) e Chalotas


A cebola pérola – também conhecida como cebola bebê – é um tipo de cebola pequena ideal para consumir como aperitivo ou refogadas com carne. Seu sabor é delicado e adocicado e muita gente também usa para fazer conservas, apesar de não ser a cebola original de conserva, que é ainda menor que esta. Já a chalota possui corpo alongado, pouco aroma e baixíssima acidez, o que a torna bem adocicada. É ideal para compotas e pratos requintados, sendo muito utilizada na culinária francesa. Quando cozidas, se desfazem quase por completo.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Odney Sales

Blogueiro, poeta e fundador do site Super Atento, do site de curiosidades Most Curious Curiosity do blog de tutoriais Odney Sales Tutoriais do blog de poesias Poesias de Odney Sales do site de humor Humorada Mente e do meu blog pessoal Blog do Odney Sales. Obrigado por ler os meus artigos. Volte sempre!