SAIBA PORQUE OS GATOS SÓ CAEM COM AS QUATRO PATAS NO CHÃO


Embora gatos sejam escaladores bastante eficientes, algumas vezes eles caem e, quando isto acontece, entra em ação um mecanismo bastante interessante, que faz com que seu corpo se endireite rapidamente.

Quando começa a cair, com o corpo virado para baixo, inicia-se uma reação automática na cabeça e no rabo do gato. Inicialmente, a cabeça gira até ficar de frente para o chão. 


Logo as patas dianteira se colocam perto da face, para protegê-la do impacto. Uma fração de segundo depois, a parte superior da espinha é alinhada com a cabeça. 


As patas dianteiras se esticam preparando-se para a aterrissagem. O gato então torce a parte traseira de modo a alinha-la com a frente do corpo. 


Finalmente, quando está bem próximo ao solo, o gato estica todas as quatro patas em direção ao chão e arqueia as costas, de modo a reduzir a força do impacto. 


É interessante notar que, durante todo o movimento, o rabo está ereto e girando como um propulsor, ajudando a equilibrar o corpo.


Esse mecanismo só funciona quando o gato cai de uma altura pequena.
Compartilhe no GooglePlus

Sobre Odney Sales

Blogueiro, poeta e fundador do blog de tutoriais Odney Sales Tutoriais do blog de poesias Poesias de Odney Sales do site de humor Humorada Mente e do meu blog pessoal Blog do Odney Sales. Obrigado por ler os meus artigos. Volte sempre!