LASANHA AO MOLHO BRANCO

BLOG DO ODNEY SALES



























ANTES DE COMEÇAR A RECEITA, FIQUE SABENDO!

LASANHA (lasagna em italiano) é tanto um tipo de massa em folhas (normalmente ondulada na América do Norte mas não na Itália), como também um prato por vezes chamado Lasanha no Forno feito com camadas alternadas de massa, queijo e molho de carne.

HISTORIA DA LASANHA
A palavra lasanha provém da grega "lasanon" que significa pote de quatro. O termo foi depois emprestado pelos romanos como "lasanum" para significar pote de cozinhar. Os italianos usaram a palavra para definir o prato onde, hoje se sabe, era feita a Lasanha.
Apesar de tradicionalmente se acreditar que a lasanha é um prato tipicamente originado na Itália, tem-se evidências de que há um prato muito similar conhecido como "loseyns" (lê-se lasan), comido na corte de Rei Ricardo II no século XIV. Esta receita também figurou no primeiro livro de receitas da Inglaterra.
A lasanha foi primeiro documentada no século XIII, quando foi usado num prato às camadas, esta versão mais antiga não incluia tomate, pois este ainda não tinha sido descoberto pelos Europeus.

A LASANHA E SUAS VARIAÇÕES
Muitas receitas usam diferentes queijos, mas os preferidos são o ricota e o parmesão. A clássica Lasanha à Bolonhesa usa apenas Parmigiano Reggiano. Muitas receitas também juntam molho bechamel.Uma variante é a Lasanha Verde que é a normal massa de ovos mas com adição de espinafres.

MOLHO BRANCO
molho branco é uma preparação culinária básica, que consiste em cozer farinha (geralmente de trigo) num líquido, que pode ser águaleitevinho ou caldo de carne ou peixe, normalmente com uma certa quantidade de gordura (por exemplo, azeitemanteiga ou margarina).
Este preparado é geralmente temperado com sal e especiarias ou misturado a pickles ou outros molhos (como mostarda) e servido a acompanhar alimentos simples, como peixe, carne ou vegetais cozidos, ou utilizado como base para outros cozinhados mais elaborados, como os gratinados.
Embora o molho béchamel se possa considerar um molho branco, a sua preparação difere ligeiramente deste mais básico. Fonte: Wikipedia

AGORA SIM, VAMOS A RECEITA!

INGREDIENTES

500g de massa para lasanha

MOLHO:
500ml de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de margarina
1 sachê(s) de caldo de frango com toque de Shoyu
200g de nozes picadas
200g de mussarela fatiadas
50g de queijo ralado

MODO DE PREPARO


Em uma panela aqueça o leite e reserve. Em outra panela, derreta a margarina e acrescente a farinha de trigo. Acrescente o leite reservado aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Adicione o sachê de caldo de galinha. Continue mexendo em fogo baixo cerca de 20 minutos. Reserve. Em um refratário retangular ou quadrado, faça camadas alternadas de molho, massa, mussarela e nozes. Finalize o molho e polvilhe o queijo parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos ou até estar completamente dourado e a massa cozida.

Bon Appetit com a lasanha.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Odney Sales

Blogueiro, poeta e fundador do site Super Atento, do site de curiosidades Most Curious Curiosity do blog de tutoriais Odney Sales Tutoriais do blog de poesias Poesias de Odney Sales do site de humor Humorada Mente e do meu blog pessoal Blog do Odney Sales. Obrigado por ler os meus artigos. Volte sempre!