SAIBA QUAL O SIGNIFICADO DO "I" NOS iPHONES E DEMAIS PRODUTOS DA APPLE

BLOG DO ODNEY SALES

iPhone, iPod, iMac... uma série de produtos da Apple tem nomes que começam com a vogal "i", e isso já virou uma espécie de tradição na forma da empresa dar nome aos seus novos lançamentos. No entanto, o que significa exatamente esse "i"?

De acord com um artigo do Independent, para encontrar a resposta, é necessário voltar até 1998, quando Steve Jobs apresentou o primeiro produto a ter um nome desse tipo: o iMac. Na apresentação do computador, Jobs disse que ele pretendia atender "o uso número um que os consumidores dizem que esperam de um computador: a internet".

"Embora esse seja um Macintosh completo, nós estamos  apontado ele para a principal função que os consumidores nos dizem que querem de um computador, que é entrar na internet - de maneira simples e rápida", continuou Jobs. O "i", nesse caso, significaria "internet" - mas não só isso.



Logo em seguida, Jobs mostrou um slide com um grande "i" e uma série de palavras ao lado: "internet" em primeiro lugar, mas também "indivíduo", "instruir", "informar" e "inspirar". "'i' também significa outras coisas para nós. Nós somos uma empresa de computadores pessoais, e ainda que esse produto tenha nascido para conectar, ele também é um lindo produto por si só", disse Jobs.

O evento no qual Jobs apresenta o iMac pode ser visto abaixo. O momento em que o iMac aparece acontece por volta de 15'55:



VOLTANDO ÀS ORIGENS

O nome, como se pode ver pela história acima, fazia total sentido para o iMac. No entanto, alguns produtos seguintes da empresa, como o software iTools e o iPod original, tinham apenas uma ligação bastante indireta com a internet, o que deixou a vogal um pouco estranha em seus nomes.

No momento do anúncio do primeiro iPhone em 2007, no entanto, o  "i" voltou a fazer sentido. Mais uma vez, o dispositivo tinha como objetivo atender à demanda de seus usuários por uma conexão simples e rápida com a internet. A diferença era que, agora, essa conexão deveria acontecer por meio do telefone celular.

Abaixo, é possível ver o evento em que jobs anunciou o primeiro iPhone. A apresentação do dispositivo começa por volta de 21'50'':


Desde então, porém, praticamente todos os dispositivos da Apple - e do mercado de eletrônicos em geral - têm conexão com a internet de alguma maneira. Nesse contexto, incluir o "i" no começo dos nomes dos aparelhos acabou perdendo de novo o sentido, uma vez que consumidores já esperam que a conectividade exista.

Coerentemente, a Apple abandonou essa tradição de nomes para suas linhas de produto mais recentes. Seu relógio inteligente, por exemplo, se chama "Apple Watch", e não "iWatch"; seu aparelho de streaming de vídeo se chama "Apple TV", e não (felizmente) "iTV". O logo da maçã, mordida, no entanto, continua a aparecer.
VIA:OLHAR DIGITAL
Compartilhe no Google Plus

Sobre Odney Sales

Blogueiro, poeta e fundador do site Super Atento, do site de curiosidades Most Curious Curiosity do blog de tutoriais Odney Sales Tutoriais do blog de poesias Poesias de Odney Sales do site de humor Humorada Mente e do meu blog pessoal Blog do Odney Sales. Obrigado por ler os meus artigos. Volte sempre!