SÍNDROME DE COTARD - FAZ COM QUE AS PESSOAS PENSEM QUE SÃO ZUMBIS

Entre diversas síndromes que existem no mundo, existem algumas que são mais raras, como, por exemplo, a Síndrome de Cotard, também chamada de “Síndrome do Cadáver Ambulante” ou delírio de negação. Esta síndrome tem como característica, em casos mais graves, o fato delirante de achar que o sujeito sente-se como se estivesse morto, sentindo o cheiro podre de seus órgãos, como se fosse um zumbi.
Os sintomas mais típicos desta condição são que os indivíduos, realmente, acreditam que seus órgãos estão mortos, existe uma sensação de que eles estão apodrecendo e com isso, os pacientes costumam sentir cheiros desagradáveis. Também apresentam uma insensibilidade a dores, ansiedade, negativismo sobre tudo e tendências suicidas. Em alguns casos os pacientes não conseguem nem se reconhecer, nem mesmo reconhecer os familiares. Este quadro é apresentado em casos mais graves, mas chegam a acontecer.

BLOG DO ODNEY SALES
Em 1880, o neurologista francês Jules Cotard, descreveu, detalhadamente, pela primeira vez, um caso de uma mulher de 43 anos que sofria de uma grave depressão, acompanhada de delírios hipocondríacos dos quais ela tinha a idealização de que seus órgãos não existiam mais. Ele utilizou o nome de delírio de negação para descrever este quadro. Contudo, somente em 1893, foi dado o nome de Síndrome de Cotard.













Nem todos os casos apresentam tais sintomas mencionados, em algumas situações mais brandas são apresentados sintomas como um grande sentimento de desespero. Atualmente, nota-se que este quadro não está ligado somente a um transtorno psiquiátrico, mas há alguns deles, como, por exemplo, depressões graves, esquizofrenias, psicoses, uso abusivo de drogas, entre outros.

Para o tratamento é necessário uma intervenção medicamentosa e terapia.
VIA:DROPS CAFE
Compartilhe no Google Plus

Sobre Odney Sales

Blogueiro, poeta e fundador do site Super Atento, do site de curiosidades Most Curious Curiosity do blog de tutoriais Odney Sales Tutoriais do blog de poesias Poesias de Odney Sales do site de humor Humorada Mente e do meu blog pessoal Blog do Odney Sales. Obrigado por ler os meus artigos. Volte sempre!