CURIOSIDADES





AS DOENÇAS MAIS MISTERIOSAS DO MUNDO


Imagine sentir febre, cansaço, dor de garganta e dores musculares. Gripe?
Nem sempre… sintomas aparentemente inocentes podem esconder as


doenças mais misteriosas do mundo.
5. Adrenoleucodistrofia
Descoberta por Michael Blaw em 1971.
Hiperatividade, estrabismo, queda no desempenho escolar, espasmo musculares e dificuldade na hora de se comunicar. Nos estágios mais avançados, além desses sintomas, a adrenoleucodistrofia pode paralisar, deixar a pessoa doente surda e cega, debilitar a coordenação motora e até matar!
Por que é misteriosa?
Raríssima, a adrenoleucodistrofia é causada por um distúrbio no metabolismo, que  acumula uma quantidade excessiva de ácidos graxos. Ainda não existe cura nem tratamento. Em alguns casos, os sintomas podem ser amenizados com doses de cortisona e cortisol











4. Síndrome de Chediak Higashi
Descoberta por Alexander Chediak e Otokata Higashi em 1952.

No Filme “Jimmy Bolha”, o protagonista Jimmy Livingston não tem defesas imunológicas – para não ser contaminado por nenhuma infecção, nem mesmo uma gripe comum, chega a viver dentro de uma bolha de plastico! Essa doença existe de verdade e, além do sistema imunológico, pode afetar também o neurológico e causar a morte.
Por que é misteriosa?
Causada por um distúrbio hereditário no sistema imunológico, a doença não tem tratamento nem cura garantidos. “Nos casos mais graves, é recomendado o transplante de medula óssea. Sobrevivendo, o paciente estará curado”, diz o infectologista Luiz Vicente Rizzo.









3. Degeneração Espinocerebelar
Descoberta por Gordon Holmes em 1907.
Os sintomas são aparentemente bobos, como falta de equilíbrio, cãibras e formigamento nos pés. Mas, na verdade, trata-se de uma enfermidade gravíssima: em questão de 10 ou 20 anos, os afetados perdem totalmente a fala e os movimentos, mas continuam lúcidos.
Por que é misteriosa?
Genética, a enfermidade destrói as células nervosas do cerebelo, do tronco cerebral e da medula espinhal. “Não existe cura. Fisioterapia e hidroterapia podem apenas melhorar os sintomas” explica Abram Topczewski, neurologista do Hospital Albert Einstein.










2. Osteogênese Imperfeita

Descoberta por Willem Vrolik em 1849
Não é à toa que dizem que os portadores  dessa doença têm ossos de vidro: eles se quebram com tanta facilidade que bater o dedo do pé na quina da cama pode significar uma fratura múltipla. São caracterizados também por baixa estatura, peito fundo e extremidades do corpo deformadas. Em casos mais graves, a pessoa pode até morrer por complicações respiratórias.
Por que é misteriosa?
A causa dessa doença genética é a falta da produção de colágeno, proteína importante para formar os ossos. Os pacientes podem usar remédios que aumentam a resistência óssea, mas não há cura.








1. Fibrodisplasia Ossificante Progressiva
Descoberta por Guy Patin em 1692
Imagine ter diversos nódulos doloridos pelo corpo e, de repente, descobrir que eles são, na verdade, músculos e tecidos que estão se transformando em ossos! “Isso acontece por causa de uma alteração genética no mecanismo regulador da ossificação”, explica Miguel Akkari, da Santa Casa de São Paulo. Com o tempo, a pessoa afetada cria um segundo esqueleto e não consegue mais se mover .
Por que é misteriosa?
A doença é rara – afeta apenas 1 pessoa a cada 2 milhões. O problema é que ainda não existe cura nem sequer tratamento específico para ela e até mesmo o prognóstico é complicado: o ritmo da ossificação é imprevisível e varia de caso para caso.






Via: Panda Largo

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Copyright © Blog do Odney Sales - Universo de informações. • All Rights Reserved.
Template Design by Odney Sales • Powered by Blogger