NOVA DROGA INJETÁVEL PODERÁ PREVENIR O HIV

A droga, chamada Cabotegravir, exigiria apenas uma injeção a cada dois meses, em oposição à pílula Truvada usada uma vez por dia.




Um grande ensaio clínico começou na terça-feira para um novo medicamento injetável para prevenir o HIV.
O fármaco, o Cabotegravir, já é usado para tratar pessoas infectadas pelo HIV, mas está sendo testado pela primeira vez como forma de prevenir a transmissão do vírus, o que é conhecido como profilaxia pré-exposição (PrEP). O fármaco poderia ser injetados uma vez cada oito semanas, e se efetivo, será disponibilizado como uma alternativa para a única outra forma de PrEP atualmente no mercado, a uma vez por dia, o comprimido azul Truvada .
Nenhuma vacina para o HIV existe, apesar de décadas de estudo. Mas o Truvada tem mostrado ser aproximadamente 99% eficaz na prevenção de novas infecções.
Mas nem todo mundo é capaz de manter o hábito diário. "Enquanto uma medicação diária pode ser normal para um número de pessoas, outras pessoas podem ter desafios aderindo" disse Albert Liu, diretor de pesquisa do programa de prevenção do HIV no Departamento de Saúde Pública de San Francisco.
Em um estudo de 2015 , Liu testou as taxas de adesão entre os 557 homens que fazem sexo com homens e mulheres transexuais em San Francisco, Miami e Washington DC. Cerca de 80% a 86% dos participantes do estudo apresentaram níveis altos o suficiente da droga em seu sangue para protegê-los contra o HIV.
"Por mais simples que possa parecer para algumas pessoas, outras pessoas simplesmente não gostam da idéia de tomar uma pílula todos os dias", disse Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.
O novo estudo irá inscrever 4.500 homens que fazem sexo com homens e mulheres trans em 45 locais de oito países para comparar dados dos grupos em que é administrado uma injeção de Cabotegravir a cada dois meses e toma comprimidos placebo atinge proteção comparável ao grupo em que é administrado Truvada e uma injeção placebo. O duplo placebo do estudo garante que os participantes recebam alguma forma de prevenção. Os pesquisadores esperam estudar os participantes por mais de quatro anos e divulgar os resultados até 2021.
Se for eficaz, a injeção de dois meses será o único medicamento novo aprovado para prevenir a transmissão do HIV desde que Truvada foi aprovado em 2012.
"Eu acho que ter mais opções de prevenção disponíveis para as pessoas será realmente bom", disse Liu.
"É semelhante ao contraceptivo - onde há uma variedade de opções diferentes para as mulheres que estão buscando controle de natalidade", continuou ele. "Ter uma gama de opções para a prevenção do HIV também será extremamente útil para prevenir novos casos de HIV."
Compartilhe no Google Plus

Sobre Odney Sales

Blogueiro, poeta e fundador do site Super Atento, do site de curiosidades Most Curious Curiosity do blog de tutoriais Odney Sales Tutoriais do blog de poesias Poesias de Odney Sales do site de humor Humorada Mente e do meu blog pessoal Blog do Odney Sales. Obrigado por ler os meus artigos. Volte sempre!